5 Motivos por que sai do Luiza Labs em meio a uma Pandemia.
O ano é 2020, em meio a uma Pandemia, de repente estava todo mundo fazendo Home-Office, eu já trabalho no Magalu desde 2017, sou mais um dos casos de devs (desenvolvedores)que viveram a transformação Ágil nos meios de engenharia de software. Estava eu ali com minha Squad, quando de repente, todos foram mandados para casa, desconfortáveis, fazendo vídeo chamadas o dia inteiro tentando espelhar o ambiente físico.
Hoje de 4 de Agosto, já fazem duas semanas que sai de uma das empresas mais fodas de se trabalhar, no mercado de ações o Magalu tem feito história, com uma valorização rápida chegando a ter um desdobramento das ações com a alta valorização do ativo. Eu que saí de devs de empresas terceiras, estava nos escritórios alá Google em uma cidade do interior de São Paulo, fazendo coisas como desenvolver sistemas de logística, dando manutenção em sistemas legados, criei várias ferramentas de relatórios, trabalhei com várias equipes bacanas com pessoas que admiro muito e outras nem tanto porém sempre com muito respeito e profissionalismo, tínhamos cervejas uma vez no mês bancados pela empresa, escorregadores no meio do escritório, mesas de sinuca e video games.
5. O Mundo de uma Big-Corp
Para quem ja atua no mercado de trabalho há 6 anos, chega um momento que vira rotina, ainda mais quando boa parte dos desenvolvimentos de software são cuidar de legados massivos, com mais tempo de história do que a minha pessoa em vida. Ficar no Magalu sempre me envolveu com um ERP antigo batizado de Gemco. Porém sendo um desenvolvedor, você sempre vai estar atuando na mesma receita de bolo, analisando códigos, criando códigos e dando manutenção. Não nego que a oportunidade te faz crescer e entender de como pode ser complexo o mundo de código, não quero dizer que Big-Corp são mal da carreira de dev, mas chega um ponto que, se você pode mudar, por que não?
4. Para arriscar
Não me considero nenhum caso de sucesso em especial, ter negociado ajustes salariais e me defendido para meus chefes, me fez perceber minha evolução natural e minha produtividade aumentada. No meio do mundo magalu, eu fiz grandes amigos e um deles me apresentou uma frase que carrego comigo até hoje “É essa ansiedade do homem que fez a gente chegar aonde chegamos hoje como sociedade”. No meu caso, um solteiro de 27 anos, sem filhos sem dependentes, vi que poderia agregar na empresa da minha família, poderia criar oportunidades que sozinhos eles demorariam muito, pediram que eu dedicasse parte do meu tempo para eles outra parte para meu emprego principal, mas sinceramente, onde sobraria tempo para eu cuidar de mim mesmo?
3. O Mercado de trabalho continua promissor em meio a Pandemia
Depois que me formei não consegui emprego logo de cara, diplomas hoje em dia no mercado não trazem tanta vantagem para curriculum, é mais o conhecimento que você adquire, aprendi o marketing que um perfil de Linkedin pode trazer, tive uma experiencia de vários contatos de “Tech Recruiters” que dificilmente entendem das vagas da qual estão pesquisando, decidi dar uma atenção ao meu linkedin e sempre tive um contato frequente de vagas tanto nacionais quanto internacionais, nunca eram vagas efetivas, eram testes, mas sempre me deixou motivado, me fez ver que eu não precisava me acomodar ainda. Mesmo durante a pandemia ainda recebi contatos de vagas.
2. O nome se chama onlinemotopeças
Quando me formei eu e meu irmão fundamos um e-commerce na época chamado routemotos.com.br, tentamos abrir distante da família, pois queríamos poder administrar sob nosso próprio jeito. O problema é que nem tudo são rosas, com orçamento limitado, e nossos conhecimentos técnicos da época não tiramos nenhuma grande vantagem, tanto que meu salário era de 300 reais mensais. Acabei me desligando e deixei para meu irmão tocar. O caminho que trilhei me fez evoluir, hoje retornei as minhas origens, com outra perspectiva para tentar gerar algum impacto, posso estar sendo ingênuo por ter trabalhado com uma grande empresa agora reduzindo o tamanho esperar o mesmo resultado, porém a questão fica no ar, se eu não tentar, nunca saberei.
1. Gostaria de retribuir tudo que aprendi
Eu gostaria de retribuir para a empresa da minha família, na qual temos uma grande falta de gente especializada, vi uma oportunidade de estar trabalhando no que é meu, logo poderia contratar pessoas, treinar e cativar eles. Eu que vim de uma área distante de TI. Hoje em dia vejo muito mais pessoas se contentando em trabalhar de entregador do Ifood do que estarem tentando criar seu próprio Ifood para eles, as vantagens não são iguais para todos. Mas ajudar alguém a evoluir sua carreira profissional e em conjunto ajudar a empresa da minha familia, acabou fazendo muito sentido para mim nesse momento.